quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Na contramão da educação a distância

Faço questão de trazer para meu blog está análise certeira do Profº Dr. Jurandir Sell Macedo* publicada na Folha de S. Paulo (08/09/09). Eu faço parte desta experiência da UFSC e vi como a Capes jogou fora a água da banheira junto com o bebê, desconsiderando todo o pioneirismo e os incríveis resultados obtidos por esta Universidade que não teve medo de desenhar com muita competência cursos de mestrado, especialização e aperfeiçoamento, em um tempo que falar em cursos de pós-graduação pela Internet ainda era algo que cheirava a impossível!

"No final da década passada, o Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) colocou o Brasil entre os líderes mundiais dessa tecnologia. Naquela época, os custos de infraestrutura eram extremamente elevados.

Por meio de convênios com grandes empresas privadas e estatais, foi feito um intenso trabalho e muito conhecimento foi adquirido. Porém, devido à incompreensão do processo por parte de muitos professores e particularmente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o trabalho foi praticamente destruído.

Com o quase total desmanche do LED, diversos pesquisadores montaram pequenas instituições que ganharam destaque nacional e internacional. Hoje, videoconferências e transmissão de vídeos pela rede tornaram-se operações corriqueiras.

Graças aos poucos persistentes pesquisadores que permaneceram na UFSC, hoje, o atual Laboratório de Educação a Distância continua dominando essas tecnologias. Dez anos depois daquela experiência, a Capes acordou para a educação a distância e criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa por si só é louvável. Porém, a instituição carece da mínima compreensão sobre a direção das mudanças.

Hoje, a UAB tem um dos piores modelos de educação a distância do mundo. Estamos reproduzindo na internet os cursos por correspondência comuns no início do século passado, substituindo o livro, a mais antiga forma de educação a distância, por apostilas o que não faz nenhum sentido.

Em um país desigual e imenso como o Brasil, a educação a distância é fundamental. Infelizmente, a Capes, pela segunda vez, escolheu o caminho errado.

*JURANDIR SELL MACEDO é professor adjunto da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pesquisador visitante na Universidade Livre de Bruxelas (ULB).

Leia o artigo completo aqui

2 comentários:

  1. Uhúuuuuuuu!!!

    Rita 2.0, que bacana hein? Parabéns e sucesso com o novo Blog.

    Que venha o Twitter kkkkk

    Beijos do Mori

    :)

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  2. Eta Mori
    tu nem sabe que já estou no twitter também!!!

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